Mariana Freitas

"Sou a Mariana Freitas, nutricionista e membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com cédula profissional nº 2097N desde 2014. Licenciada em “Dietética e Nutrição” pela Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve e mestranda do último ano do mestrado de “Nutrição Humana e Metabolismo” da Faculdade de Ciências Médicas/ Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa.
Apresento formações complementares tais como a certificação em Nutrição desportiva e os cursos de: Nutrigenómica e Exercício Físico; de Nutrição e Treino de Alta Intensidade; de Nutrição para Natural Bodybuilding; de Nutrição Funcional, Gravidez e Pediatria; e Interpretação de análises clínicas em saúde pública.
Costumo dizer que entrei na nutrição por acaso, pois não era a minha primeira opção para ingressar na universidade, mas dei-lhe uma oportunidade, adorei e nunca mais a larguei. Atualmente não me vejo a trabalhar noutra área e identifico-me totalmente com a minha profissão que também é o meu estilo de vida.
As minhas principais áreas de atuação, para além do emagrecimento, são a gravidez e amamentação, doença inflamatória intestinal e doenças autoimunes.
A minha conduta profissional baseia-se na melhor e mais recente evidência científica e rege-se pela escuta ativa, pois acredito que aquilo que cada um sente tem de ser valorizado e ouvido, bem como na difusão, simplificação e desmistificação da alimentação saudável e equilibrada."
Letícia Gonçalves

"Sou a Letícia, nutricionista e membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com cédula profissional nº 5109N desde 2022. Licenciada em “Dietética e Nutrição” pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Apresento formações complementares em coachig, nutrição e nutrição pediátrica pela NMS e experiência em Emagrecimento.
Sou docente convidada no Instituo Piaget de Silves.
Sou uma menina mulher, ambiciosa, resiliente e apaixonada pela vida. Gosto de estar sempre em constante evolução. Acredito e confio no fluxo da vida e no que ela tem para nos dar, acredito que as coisas acontecem no tempo certo e não quando queremos.
Sou criativa e simples, aprecio a simplicidade da vida e das pequenas coisas. Adoro o pôr do sol, à beira-mar, esse é o meu refúgio. Tal como sou assim na vida pessoal, acredito que a nutrição pode ser aplicada desta mesma forma, podemos criar, e transformar a alimentação saudável, simples, prática e saborosa.
Procuro sempre ter uma conduta profissional baseada na melhor e mais recente evidência científica e ir de encontra aquilo que o paciente procura e gosta. Acredito ainda que forma como pensamos é o que gera os nossos comportamentos, e como tal, para transformarmos a nossa vida temos também de mudar não só as nossa atuações mas também a forma como pensamos e nos relacionamos com a alimentação. Costumo dizer que o paciente quando quer mudar o seu estilo de vida, tem de transformar a sua vida e o seu pensamento, e não apenas mudar os seus hábitos.
Sou apaixonada por estudar o comportamento do ser humano e a sua relação com a alimentação, para além de poder ajudar o paciente a melhorar as suas condições físicas e patológicas. Essencialmente sou apaixonada por transformar quem me procura."
Maria Joana Esteves

"O meu nome é Maria Joana Esteves, psicóloga e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com cédula profissional nº 24007. Obtive o meu Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
Com 5 anos de experiência em Psicologia Social e Clínica, trabalho com pacientes de diversas idades, adotando uma abordagem centrada na acolhimento e empatia. Procuro criar um ambiente seguro que favoreça a exploração emocional e a partilha e superação de desafios pessoais, promovendo assim o autoconhecimento e um melhor desenvolvimento pessoal.
A minha experiência inclui um estágio numa IPSS, onde tive a oportunidade de interagir diretamente com crianças e jovens em risco, além das suas famílias. Posteriormente, integrei a equipe da InfoPSI, uma clínica dedicada à avaliação psicológica de condutores, onde também tiv oportunidade de explorar áreas como orientação vocacional tanto através da avaliação como de
entrevistas motivacionais. Também participei num Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), onde trabalhei com famílias em contextos desfavorecidos, o que aguçou o meu interesse em ajudar pessoas a lidarem com questões como auto-estima, depressão e ansiedade, por notar esta problemática em diferentes contextos e padrões familiares.
A complexidade e potencialidades de cada ser humano, sempre me fascinou e por isso, procuro alcançar, na minha prática, métodos adaptados às necessidades específicas de quem acompanho, procurando facilitar o processo de autoconhecimento e crescimento de cada um.
Na Habitus, valorizamos a individualidade de cada pessoa e acreditamos na capacidade de todos encontrarem o seu próprio caminho para o autoconhecimento e transformação pessoal. Se está à procura de apoio, estou aqui para ajudá-lo a alcançar uma vida mais equilibrada e plena. Juntos, podemos fazer a diferença!"